SAÚDE
Carazinho confirma primeira morte em razão da Chikungunya e prefeito decreta situação de emergência em saúde pública

Foto Reprodução
O prefeito de Carazinho, João Pedro de Azevedo, confirmou há pouco que Carazinho registra a primeira morte em razão da Chikungunya no município. O óbito é de um idoso, com comorbidades, ocorrido no mês passado e que agora teve exame confirmado para a doença.
Além disso, ao lado da secretária da Saúde, Carmen Santos, e dos diretores da vigilância sanitária e ambiental, Marcos Soares e Marcos Rocha, ele anunciou que assinou decreto de emergência em saúde pública diante do aumento de casos da doença no município. Até agora são 97 casos positivos.
Ele destacou as várias ações que estão sendo realizadas para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, como atuação dos agentes nos bairros, atividades de conscientização, aplicação de inseticida, e até o uso de drones para localizar possíveis focos. Além disso, Azevedo pontuou que a comunidade precisa se engajar, evitando os locais de água parada.
O decreto, de acordo com o gestor, facilitará o acesso do Município a recursos dos governos estadual e federal e que potencializarão as ações que vem sendo realizadas desse fevereiro.